A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.
Decoração de apartamento pequeno: 5 dicas valiosas!
- Decoração
- 29/09/2020
- 8 minutos de leitura
Decoração de apartamento pequeno
Comprar um imóvel é uma das maiores conquistas que alguém pode ter. Afinal, poucas coisas superam a alegria de ter um cantinho especial para morar, por menor que ele seja. Inclusive, se você optou por uma unidade compacta, poderá se beneficiar com nossas 5 dicas para a decoração de apartamento pequeno.
Separamos algumas das melhores estratégias em uma lista que pode ser adaptada a diferentes estilos. Vale a pena conferir para saber como planejar cada área interna, economizando espaço e agregando personalidade sem prejudicar a experiência dos outros moradores.
Tem curiosidade em saber mais? Prossiga com a leitura e veja como elaborar uma decoração que proporcione aconchego, mesmo em ambientes com metragem limitada!
As vantagens de decorar apartamentos pequenos
Quando pensam em decoração atrativa e sofisticada, muitas pessoas imaginam ambientes amplos, com pé-direito alto e extensas áreas de circulação. Se também é o seu caso, saiba que a boa estética não é uma característica reservada apenas a residências enormes.
Não precisamos tratar a limitação de espaço como um empecilho para compor áreas bonitas e funcionais. Com as soluções certas, é possível deixar o seu imóvel incrível e extremamente agradável.
Quer mais? Veja outros motivos para adequar a proposta decorativa a um apartamento pequeno:
- ampliar visualmente — o uso de recursos que geram amplitude valoriza a aparência de qualquer cômodo, seja íntimo, seja social;
- aproveitar melhor o espaço — o planejamento cuidadoso das áreas permite utilizar melhor cada centímetro disponível no imóvel;
- deixar o lar com a cara dos moradores — a escolha de acessórios com base nas preferências dos proprietários ajuda a transmitir personalidade;
- favorecer a rotina — a maioria das dicas foca na diminuição da bagunça e na ocupação inteligente dos espaços, o que torna o dia a dia mais prático.
5 dicas para a decoração de apartamento pequeno
Não há segredo para transformar um imóvel compacto em um lugar acolhedor. A fim de facilitar esse trabalho, tivemos o cuidado de reunir dicas que possam ser aproveitadas tanto em áreas mais reservadas, como um home office, quanto em espaços frequentados por várias pessoas.
Priorize cores claras
Cartelas neutras e suaves caem bem em praticamente todos os estilos decorativos, do clássico ao minimalista. Isso porque não chamam tanta atenção e criam um fundo discreto para receber misturas compostas por diversos elementos. Outro ponto favorável está na amplitude visual que as cores claras promovem.
Assim, se o seu objetivo é passar a impressão de que os cômodos ficaram maiores, invista em tons como branco, creme, cinza-claro e bege nas principais superfícies do apartamento. Eles devem aparecer na tinta das paredes, no revestimento dos pisos, no acabamento dos forros e nos materiais dos tecidos e estofados.
Garanta boa iluminação
As luzes naturais e artificiais fazem uma ótima parceria com as cores claras, já que tendem a ser facilmente refletidas por essas tonalidades. O resultado dessa combinação? A luminosidade emitida por diferentes fontes consegue chegar aos recintos e clarear o apartamento com mais eficiência.
Espaços bem iluminados sempre parecem maiores que aqueles que permanecem na escuridão. Então, valorize as janelas do seu imóvel e não crie barreiras próximas a elas. Para deixar a luz do sol entrar, mantenha os móveis longe das aberturas e evite cortinas com muita espessura.
Utilize móveis funcionais
Os planejados sempre aparecem entre as dicas para a decoração de apartamento pequeno. Afinal, têm suas medidas adaptadas de modo a se encaixarem perfeitamente no local de instalação. A vantagem é que você ainda consegue definir outros detalhes dessas peças, como material, design e tipo de acabamento.
Móveis prontos também são boas pedidas se tiverem mais de uma função ou sistemas dobráveis e articuláveis. Prefira sempre os modelos com cortes retos, que se adaptam melhor a qualquer layout. A fim de não ter dúvidas sobre tamanhos, você pode usar apps para decorar a casa que registrem as medidas dos cômodos.
Outros itens fundamentais em imóveis compactos são os ganchos, os nichos e as prateleiras. O que eles têm em comum? Permanecem presos às paredes, servindo de suporte para uma série de objetos e reduzindo a quantidade de itens espalhados pelos cômodos.
Integre ambientes
Essa é uma solução excelente para otimizar os espaços, porque não interrompe a visibilidade das pessoas e favorece o fluxo interno. A maneira usual de integrar áreas é eliminar as paredes que as separam, mas isso precisa ser avaliado por um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro.
Ainda assim, é possível que você tenha espaços distintos em uma mesma planta, por exemplo, sem conseguir transmitir a ideia de unidade. Nesses casos, procure identificar quais elementos criam o efeito de divisão, para substituir ou trocar sua posição original.
Se o objetivo é integrar sala de estar e cozinha americana, por exemplo, evite bancadas altas e sofás robustos na linha que delimita esses locais. Em vez disso, libere a passagem e, se possível, utilize as mesmas cores e materiais em ambos os cômodos para gerar continuidade visual.
Faça rodízio de acessórios
Nenhum ambiente fica legal com o excesso de objetos. Quando a metragem é limitada, o risco de deixar o local com aspecto desleixado é muito grande. Para piorar, a junção de vários itens prejudica a rotina de todos os moradores, que perdem tempo procurando as coisas e gastam mais energia em limpeza.
Você não quer isso em seu apartamento, certo? O ideal, portanto, é evitar o exagero e procurar dicas de organização do lar que ajudem a manter tudo em seu devido lugar. Em vez de colocar milhares de quadros na parede, por que não pendurar um espelho grande capaz de ampliar a área ao refletir luzes e imagens?
Um truque para quem não quer se desfazer de nada (por ter muitos artigos decorativos, objetos colecionáveis e acessórios) é fazer o rodízio dessas peças: em uma semana, utiliza apenas um conjunto limitado de elementos. Depois, troca por outro grupo de itens, e assim sucessivamente.
Viu como boa parte das soluções são simples e bastante viáveis? Esperamos que essas 5 dicas para a decoração de apartamento pequeno orientem você de maneira positiva e tornem o processo mais leve. Lembre-se, também, de incluir um toque pessoal para toda a família se sentir em casa ao adentrar o lar.
Se você gostou deste artigo, que tal aprender mais sobre o assunto que acabamos de discutir? Acesse agora 5 dicas para evitar erros na decoração!
-
+40Anos de Mercado
-
13Estados brasileiros e Distrito Federal
-
+ 8 milColaboradores
-
+ 200 milUnidades entregues e/ou incorporadas